quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

"Cara,ser poeta é importante"

Esses dias eu estava folheando uns livros numa livraria,dai peguei um livro de poemas desses bem conhecidos,e vi que mais três pessoas estavam lendo o mesmo livro.Pensei então "Cara,ser poeta é importante".Como diria Paulo Leminsk "...o poeta não é um ser de luxo,ele não é uma excrecência ornamental da sociedade,ele é uma necessidade orgânica da nossa sociedade.A sociedade precisa daquilo,daquela loucura pra respirar,é através da loucura dos poetas,através da ruptura que eles representam que a sociedade respira..."
 Então resolvi fazer uns rabiscos ai sobre o meu pensamento momentâneo tão profundo...hahahaha...que inclusive agora,pensando bem vai ser o titulo do meu "poema"...hahahahaha.Então ai vai "Cara,ser poeta é importante".
  
"Cara,ser poeta é importante"
Thales Mendonça

Poeta bom é o poeta que fala da vida alheia.
Não é fulano tagarela e de fofocas,
Mas para a necessidade de tornar unissono,
Para vidas singulares,palavras universais.

O poeta bom manipula palavras,
Desenha um sentido sem rosto nas letras,
Esperando um rosto ser posto,
Pronto para a pose unica da poesia fotográfica

Poesia é a roupa desejada,
O poeta produz a peça,
Com o seu tamanho,
E para ser do tamanho da angústia que lê.

Bem ao fundo da poesia fotográfica,
Adormece mansa e tímida a vida inquieta,
A vida torta do poeta que agoniza.
Que protagoniza a cena de um peixe fora d'gua.

Da angústia comum que preconizam ambas,
A angústia de viver e se afogar com a essência da vida.

4 comentários:

Ludmila Melgaço disse...

"O poeta bom manipula palavras,
Desenha um sentido sem rosto nas letras,
Esperando um rosto ser posto,
Pronto para a pose unica da poesia fotográfica"

Sempre digo que o mais bonito de escrever é saber que sempre vai ter alguém que se identifica com as nossas palavras. Assim como é bonito acordar hoje e de cara eu me encontrar nessas tuas letras aí.

"A angústia de viver e se afogar com a essência da vida."

Lindo!

Hugo Branquinho disse...

essa poesia me fez lembrar um moço ai!rs

Poeta, meu poeta camarada
Poeta da pesada,
Do pagode e do perdão
Perdoa essa canção improvisada
Em tua inspiração
De todo o coração,
Da moça e do violão, do fundo...

abraço parcero...

Otávio Zonatto disse...

Acho q eu já tinha lido esse poema... enfim, mto bom. "A angústia de viver e se afogar com a essência da vida" Ser poeta é angustiante, é um trem meio louco... bom, continua c/ esse blog q eu vou sempre conferir, Thalão. Aquele abraço!

Thaís Corcetti disse...

"O poeta bom manipula palavras,
Desenha um sentido sem rosto nas letras"
Bom, muito bom!